Pular para o conteúdo principal

A Arte do Perdão

Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org), o perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. É o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. É reconhecido pelos atos e não pelas palavras.
Tive uma experiência este final de semana, talvez a mais marcante de todas pelas quais passei em minha vida... E o perdão foi um dos temas que mais vieram a tona em minhas reflexões. Para minha felicidade, entendi perfeitamente o motivo e minha consciência sabia que esta deficiência me impediria de transcender em alguns aspectos importantes para meu crescimento como indivíduo.
Nós, seres humanos, temos como premissa número um esquecermos o perdão quando guardamos muito ressentimento por atos alheios.
Assim, potencializamos o ódio, que é um sentimento intenso de raiva e se traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.
Perdoar exige muito preparo e auto conhecimento.
Acredito muito nas pessoas e na sua capacidade de transformação, seja para promover o bem, seja para amar, seja para ser feliz, seja para se tornar uma pessoa melhor com as outras e consigo mesmo...
A aceitação da perda ou o reconhecimento de que todo processo que nos causa dor, sofrimento e mágoa não nos leva a lugar algum, exceto à maturidade, realmente não é fácil... É preciso um novo olhar para ultrapassar as barreiras que afastam o perdão, quando a raiva domina nosso coração...
Sinceramente, estou tentando...

Comentários

Kênia disse…
Sabe Jú, por muito tempo guardei uma grande mágoa e só consegui me livrar dela quando comecei a rezar... ter fé, minha amiga, é o primeiro passo para o perdão. Acredite, logo, logo passará. Bj
Ana Paula Dacota disse…
Como disse minha querida amiga Kênia, também concordo, o perdão é um benefício para nós mesmos - e eu também tenho muita fé de que logo, logo passará...Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Aniversário

Como é bom comemorar aniversário. Significa que a cada 365 dias da nossa data de nascimento, temos a oportunidade de renascer, amadurecer e renovar os nossos combinados, assim como acontece no Natal, que para os cristão, remete ao nascimento de Jesus.   Fazer aniversário é sim motivo de festa, pois comemoramos a nossa vida e tudo o que é inerente a ela,  sejam coisas boas ou nem tanto.  A vida não é só feita de alegrias e conquistas, mas sim de aprendizados, experiências, derrotas, frustrações, incertezas. A vida é cheia de desafios e escolhas. Cabe a cada um de nós, quando abrirmos as janelas pela manhã, reclamar de tudo ou agradecer.... Todos nós temos fardos pesados para carregar, dentre tantas alegrias, que muitas vezes, não são reconhecidas. Não só pelos 365 dias de cada ano, mas enquanto estamos vivos. Brindar a vida, é uma escolha individual e muito pessoal de cada um de nós. OU não... Esses aproximadamente 180 dias do ano de 2023 foram extremamente difíceis para mim. Eu e minha

Borboletas no Estômago

O fenômeno "borboletas no estômago" embora seja antigo, está presente em diversas situações da vida, representando sensações quando uma pessoa está apaixonada, nervosa ou ansiosa devido a algo que está prestes a acontecer.   Uma grande amiga minha utiliza bastante o termo quando conversamos sobre situações profundas da vida, dos nossos desejos e anseios, medos e frustrações, entendendo que sentir "borboletas no estômago" aqui para gente é aquilo que traz de fato a emoção, o desejo e a vontade de que algo aconteça e dure por muito tempo. Hoje é o primeiro dia do ano novo.  2023 chegou num piscar de olhos, deixando 2022 com a sensação de um ano estranho, mas feliz! Tentamos sobreviver e dar conta de tudo em meio a pandemia (que desde 2020 nos persegue), incertezas, medos, frustrações. Mas também, é claro que coisas maravilhosas aconteceram, deixando as boas lembranças daquilo que gostaríamos que fosse repetido.  Para mim, o fim de 2022 foi marcado por algumas reflexõe

Sobre o Amor...

É... Começou com a paixão... Essa que pegou a gente de jeito desde o primeiro dia... Gratidão é o sentimento que descreve o que estamos sentindo. Por mais que seja um sentimento bom, a paixão pode ser traiçoeira...  Dá medo de se apaixonar porque se expectativas não são correspondidas, dói, machuca e a gente sofre. Só que não queremos ter medo. Queremos viver a paixão! Assim como também queremos viver o amor, que bateu a nossa porta e o deixamos entrar... Chegou nossa hora de viver o amor.  Chegou a hora de amar você!