Pular para o conteúdo principal

A História da Pipoca

Eu ainda falando de Rubem Alves...
Do mesmo livro citado na postagem anterior, Rubem retratou através da crônica A Pipoca, a nossa capacidade de sonhar e fazer relações metafóricas inteligentes e de grande significado; a pipoca e o ato de pensar...
É uma reflexão inspiradora e realista.
Compartilho aqui um trecho que gosto muito.

"...Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança uma situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho. O pai, a mãe, perder um emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: Apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade de grande transformação também. Imagine a pipoca fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: Vai morrer!
Dentro de sua casca dura fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. Ai sem aviso prévio, pelo fogo a grande transformação acontece: Boom!!! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente. Algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, ainda existe o milho que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Aniversário

Como é bom comemorar aniversário. Significa que a cada 365 dias da nossa data de nascimento, temos a oportunidade de renascer, amadurecer e renovar os nossos combinados, assim como acontece no Natal, que para os cristão, remete ao nascimento de Jesus.   Fazer aniversário é sim motivo de festa, pois comemoramos a nossa vida e tudo o que é inerente a ela,  sejam coisas boas ou nem tanto.  A vida não é só feita de alegrias e conquistas, mas sim de aprendizados, experiências, derrotas, frustrações, incertezas. A vida é cheia de desafios e escolhas. Cabe a cada um de nós, quando abrirmos as janelas pela manhã, reclamar de tudo ou agradecer.... Todos nós temos fardos pesados para carregar, dentre tantas alegrias, que muitas vezes, não são reconhecidas. Não só pelos 365 dias de cada ano, mas enquanto estamos vivos. Brindar a vida, é uma escolha individual e muito pessoal de cada um de nós. OU não... Esses aproximadamente 180 dias do ano de 2023 foram extremamente difíceis para mim. Eu e minha

A Felicidade Está em Amar o Próximo

Recebi este texto do meu amigo Lucas e resolvi compartilhar... Por mais que tenhamos só uma vida, uma só chance de ser quem somos, não se deixe inibir por uma sociedade medíocre. Viver a falsidade não é lucro, é vergonha. Alegre-se na alegria de quem é amado por você, pois só o amor do próximo para irmão é valido. Portanto amamo-nos mais se alegrando na alegria do outro, e não amando simplesmente com palavras... *..., , mas demonstrando o sentimento em atos verdadeiros. E no que diz respeito a nossa vida. Só resta uma frase: “A tua vida hoje é espelho dela mesma amanhã.”

Largando Vícios!

Hoje decidi largar o vício de fumar... Continuo contando com as boas energias para me ajudar a conter tanta vontade que tenho sentido! Nenhum cigarro hoje... Tudo isso por uma vida nova... Boa semana!