Pular para o conteúdo principal

Abalo

Abalo.

Substantivo masculino que, segundo o dicionário, significa trepidação compulsiva, tremor, oscilação. Mas, para mim, ela ganhou um significado muito especial e ressignificou muitas coisas desde o dia 29 de junho, quando minha querida amiga Ju lançou seu livro com esse nome. A obra narra a jornada de um jovem haitiano, do terremoto de 2010 até o período pós-Covid no Brasil.

O contexto do livro é, sem dúvida, um abalo profundo, não apenas para a vida do personagem Joslin, mas também para a própria Ju. Conhecendo a trajetória dela, sei que perder a Laura foi seu pior momento. Não consigo mensurar sua dor, mas sua vida está seguindo, dia após dia, entre abalos.

Isso tudo me fez refletir e perceber o quanto essa palavra tem feito parte da minha vida ultimamente. 

Em novembro de 2023, quase morri. Sobrevivi a um grande susto e pude contar com minha mãe, que naquela época, estava no auge da sua saúde, mesmo com o diagnóstico de câncer. Em fevereiro de 2024, a doença voltou com força total, e, a cada dia que passava, ela perdia um pouco mais da esperança de viver, cedendo lugar à dor e às complicações. Em maio, nós a perdemos. Agora, vivo um luto que não consigo compreender completamente. Quando ela se foi, senti que também ia morrer. Não dá para explicar a dor de perder uma mãe. Eu ainda não sei lidar com isso. O que sei é que a saudade, as boas lembranças e um vazio imenso ficam.

Mesmo depois de me recuperar da doença e perder minha mãe, o abalo ainda está comigo.

A vida continua em um ritmo frenético. Como mulher, mãe, filha e profissional, tudo oscila o tempo todo. São muitos desafios, e lidar com tudo isso exige demais. Cada um de nós tem seu próprio pacote de desafios para dar conta, não é mesmo?

Desde pequena, aprendi com a minha mãe a importância de ser forte, encarar a vida com sabedoria e bom humor, ajudar as pessoas, apreciar o lado bom da vida e viver com leveza. Todos os dias, me esforço para ser a melhor versão de mim mesma. É difícil, mas não impossível.

Abalo, obrigada por fazer parte disso tudo. 

Sem você, eu não seria quem me tornei. 🙏



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Largando Vícios!

Hoje decidi largar o vício de fumar... Continuo contando com as boas energias para me ajudar a conter tanta vontade que tenho sentido! Nenhum cigarro hoje... Tudo isso por uma vida nova... Boa semana!

Crônica de Aniversário

Como é bom comemorar aniversário. Significa que a cada 365 dias da nossa data de nascimento, temos a oportunidade de renascer, amadurecer e renovar os nossos combinados, assim como acontece no Natal, que para os cristão, remete ao nascimento de Jesus.   Fazer aniversário é sim motivo de festa, pois comemoramos a nossa vida e tudo o que é inerente a ela,  sejam coisas boas ou nem tanto.  A vida não é só feita de alegrias e conquistas, mas sim de aprendizados, experiências, derrotas, frustrações, incertezas. A vida é cheia de desafios e escolhas. Cabe a cada um de nós, quando abrirmos as janelas pela manhã, reclamar de tudo ou agradecer.... Todos nós temos fardos pesados para carregar, dentre tantas alegrias, que muitas vezes, não são reconhecidas. Não só pelos 365 dias de cada ano, mas enquanto estamos vivos. Brindar a vida, é uma escolha individual e muito pessoal de cada um de nós. OU não... Esses aproximadamente 180 dias do ano de 2023 foram extremamente difíceis para mim. Eu e minha

Ano 1

Há 365 dias, minha vida mudou depois daquele beijo gostoso e daquele olhar matador... Tudo era tão despretensioso, mas eu senti, por algum motivo, que nossa história começava ali. Ao longo dos dias, cada mensagem que trocávamos me faziam sentir como uma menina apaixonada, cada foto que eu recebia me tirava sorrisos e a cada encontro me dava um frio na barriga. Encontros esses que foram minuciosamente planejados. Afinal, um dos grandes desafios que enfrentamos é a distância. O ano de 2023 foi cheio de idas e vindas...Você vinha ou eu ia até você. Planejamos destinos diferentes e lugares que tínhamos vontade de conhecer. Quase tudo saiu como planejamos, e sinceramente, foi maravilhoso do jeito que aconteceu, mesmo com encontros rápidos, que era o que nosso estilo de vida permitiu. Claro que tivemos nossos momentos de estranhamento como casal, mas acho que serviu para nos conhecermos melhor e fazer com que nosso relacionamento ficasse ainda mais maduro. Afinal, todo nosso processo do conh