Pular para o conteúdo principal

Mudar ou Não?

Venho pensando há dias sobre o significado da mudança em nossas vidas.
Mudança, segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org), pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futura, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.
Diz ainda que mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas que  concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.
O problema é a mudança nem sempre é positiva e quando isso acontece, tem gente que não consegue dar conta da transição, seja pela sua intensidade ou outros motivos, e assim, se entregam para a vida na sua pior forma: despontadas, desacreditadas, depressivas, frustradas, entre outros estados que poderia descrever aqui mas prefiro não me estender.
Vou relatar uma história que parece não fazer sentido, principalmente quando se tem tudo que pode proporcionar uma vida digna, feliz e promissora. Mas tem coisas que nem sempre dá pra explicar...
Contaram-me uma história muito triste, que poderia ter sido feliz se Catarina* (nome fictício para não expor a pessoa em questão) tivesse se permitido.
Ela era uma mulher muito intelegente, cativante, tinha muitos amigos, um excelente emprego, um belo apartamento e estava prestes a se casar com o homem da sua vida. Tudo parecia bom demais pra ser verdade, e de fato, tudo era muito bom.
O problema foi exatamente este: tudo era muito  plano e correto e em determinado momento, Catarina passou a não ver mais graça em seu modo de viver e resolveu mudar. Largou o noivo, quis ser livre, tornou-se impulsiva demais. Passou a beber demais, fumar demais. Viajou e gastou todo o dinheiro que podia buscando diversão, buscando "vida". Vida esta que passou a matá-la lentamente...
Em meio as suas experiências, ela sem querer começou a pensar sobre o seu passado, o comparou com o presente e não deu conta de lidar com todos os sentimentos desesperadores que emergiram do seu coração, da sua razão. Viu que não tinha mais volta e só ela podia resolver. Escolheu se entregar. Sua alma foi ficando vazia, seu brilho foi desaparecendo, ela foi se esquecendo dos amigos que tinha, se isolou...Cortou os cabelos, parou de comer, não saia mais de casa e afundou-se em sua dimensão mais profunda....
O brilho que irradiava se transformou em treva e ela, mesmo sabendo da mudança radical que deveria fazer para sobreviver, preferiu trilhar o caminho do sofrimento, da solidão. Mesmo quando já não lhe restava mais nem vida, resolveu não lutar e ninguém a conseguiu fazer mudar de idéia e dar a volta por cima.
Catarina morreu de tanta tristeza, por não ser capaz de ressurgir das cinzas...
A opção pela mudança pode proporcionar vários estados e experiências interessantes desde que estejamos preparados para lidar com as conseqüencias. Ainda, pode nos deixar vulneráveis e incapazes diante da vida, como relatei na história da Catarina.
O ato de transformar ou mudar faz com que a vida não seja um caminho linear em que as pessoas possam percorrer livres e desimpedidas....
Pensem nisso!

Comentários

Kênia disse…
Nossa, Jú... que linda e triste estória. Uma lição! Bj
Ana Paula Dacota disse…
Ju: que historia tragica, amiga...Não acho nada de "linda", como disse a amiga Kenilda, mas respeito a opinião dela...Bjs!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Aniversário

Como é bom comemorar aniversário. Significa que a cada 365 dias da nossa data de nascimento, temos a oportunidade de renascer, amadurecer e renovar os nossos combinados, assim como acontece no Natal, que para os cristão, remete ao nascimento de Jesus.   Fazer aniversário é sim motivo de festa, pois comemoramos a nossa vida e tudo o que é inerente a ela,  sejam coisas boas ou nem tanto.  A vida não é só feita de alegrias e conquistas, mas sim de aprendizados, experiências, derrotas, frustrações, incertezas. A vida é cheia de desafios e escolhas. Cabe a cada um de nós, quando abrirmos as janelas pela manhã, reclamar de tudo ou agradecer.... Todos nós temos fardos pesados para carregar, dentre tantas alegrias, que muitas vezes, não são reconhecidas. Não só pelos 365 dias de cada ano, mas enquanto estamos vivos. Brindar a vida, é uma escolha individual e muito pessoal de cada um de nós. OU não... Esses aproximadamente 180 dias do ano de 2023 foram extremamente difíceis para mim. Eu e minha

A Felicidade Está em Amar o Próximo

Recebi este texto do meu amigo Lucas e resolvi compartilhar... Por mais que tenhamos só uma vida, uma só chance de ser quem somos, não se deixe inibir por uma sociedade medíocre. Viver a falsidade não é lucro, é vergonha. Alegre-se na alegria de quem é amado por você, pois só o amor do próximo para irmão é valido. Portanto amamo-nos mais se alegrando na alegria do outro, e não amando simplesmente com palavras... *..., , mas demonstrando o sentimento em atos verdadeiros. E no que diz respeito a nossa vida. Só resta uma frase: “A tua vida hoje é espelho dela mesma amanhã.”

Largando Vícios!

Hoje decidi largar o vício de fumar... Continuo contando com as boas energias para me ajudar a conter tanta vontade que tenho sentido! Nenhum cigarro hoje... Tudo isso por uma vida nova... Boa semana!