Pular para o conteúdo principal

Secretariado: a profissão que evolui

              Pode-se dizer que a profissão de secretária é deveras antiga, mas vem sobrevivendo e criando status diante das mudanças organizacionais.
As atividades secretariais no mundo existem desde a época dos “escribas”, que tinham um papel voltado à organização de atividades e assessoria. Somente após a II Guerra Mundial que veio a tona a necessidade da mão de obra feminina, que fez com que a profissão de disseminasse entre os países.
No Brasil, a atividade passou a ser reconhecida a partir da década de 50. E assim foi ganhando mais importância e visibilidade. Na década de 60 foi criado o Clube das Secretárias, que reivindicada melhores condições de trabalho. Nos anos 70, o Clube das Secretárias passou a ser uma associação, denominada Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, que tinha como objetivo reunir a classe, visando à conscientização da profissão e o aprimoramento profissional. Em 1976, foi criada a ABES (Associação Brasileira de Entidade de Secretárias), na qual participavam muitas associações estaduais, inclusive a do Paraná. Em 77 foi instituído o Dia da Secretária, como dia 30 de setembro. Homenagem esta a Lilian Scholles, filha de Charles Schollers, inventor da máquina de escrever. Já em Setembro de 1983, foi aprovado o Código de Ética da profissão e em 85, sancionada a Lei nº 7.377/85 que regulamenta a profissão de Secretário. Em 1996, a Lei 9261 altera a redação dos incisos I e II do art. 2, o “caput” do art. 3, o inciso VI do art. 4 e o parágrafo único do art. 6 da Lei 7.377 de 30 de setembro de 1985.
Como podemos perceber, a profissão de secretário ao longo dos anos foi conquistando seu espaço, obteve maior visibilidade, conquistou direitos e consequentemente, o profissional passou a ser mais valorizado em sua posição.
Datilografar, servir cafezinho e atender telefone infelizmente se tornou um jargão da profissão para quem não a conhecer na sua essência. Há décadas o profissional deixou de realizar apenas tarefas operacionais na organização. Efetivamente, o secretário assume inúmeras outras responsabilidades, o que levam a necessidade de investir em qualificação e ocupar cargos de referências nas empresas.
O secretário passa a atuar como gestor, tem autonomia em suas tarefas, é extremamente multidisciplinar e dinâmico. O domínio de idiomas (inglês e espanhol) já não é mais diferencial e sim pré-requisito profissional. Pós-graduação, capacitações também são relevantes agregadas à formação, pois contribuem para enriquecer o conhecimento técnico. Dominar informática, agendas eletrônicas, manusear equipamentos como tablets e smartphones se tornou imprescindível para realização do trabalho, pois a informação se dissemina muito rapidamente, bem como os meios de acesso a ela. Temos as redes sociais que potencializaram no mercado de trabalho a abrangência de novos negócios, se bem utilizada, bem como a promoção do Marketing Pessoal. Ainda, secretários arriscam a serem consultores, atuando nas áreas de evento, assessoria executiva, palestras. Como se pode ver, as funções de gestão secretarial são imensas.
Os cursos de formação em bacharéis e técnicos em Secretariado vêm alinhando sua matriz curricular para formar profissionais atualizados, que atendam as demandas do mercado. A profissão está estável, e vagas de emprego não faltam.
Diante de tanta evolução, só podemos nos orgulhar da profissão que temos. Aos futuros profissionais, um recado: não deixem de investir na sua carreira! Ame a profissão que você escolheu e faça seu papel tentando alavancar ainda mais os projetos de desenvolvimento da área no qual Sindicatos têm batalhado bravamente por maior reconhecimento profissional.
Acredito muito que o Secretariado ganhará mais espaço entre as outras profissões. Mas para isso, cada profissional deve se conscientizar que o querer fazer acontecer conta muito neste processo.
Tenho feito o meu papel, como coordenadora do curso de secretariado e docente, além de promover ações paralelas que potencializam a área.
E você?


Juliana Saito
Secretária Executiva SRTE/PR 1505, Coordenadora
do Curso Técnico em Secretariado - TECPUC,
Docente e Gestora de Projetos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe, eu te amo para sempre.

A vida é mesmo um sopro... Embora você se prepare para uma perda, diante de uma doença que evolui e sua cura é complicada, você desmorona.  O fato é que não estamos preparados para receber a morte, sobretudo de um ente querido. No dia 30 de maio de 2024, vivenciamos o Corpus Christi. É uma bonita data celebrada na igreja católica que retrata a celebração da presença real de Jesus na Eucaristia, onde adoramos o sacramento do corpo e sangue de cristo. Neste mesmo dia, perdi minha mãe. Há 3 anos, ela foi diagnosticada com câncer e nunca conheci uma pessoa que lutou tanto para viver, apesar das dificuldades que a doença foi a acometendo ao longo do tempo. Por mais que ela tivesse medo, no início ela sempre tinha palavras de otimismo e força para ir até fim. Era muito lindo de ver como ela amava e queria viver. Porém, nos últimos meses, quando descobrimos que a doença havia voltado mais uma vez, ela veio com tudo. Não houve chance de melhoras e aos poucos, minha mãe, embora lutasse, foi...

Ano 1

Há 365 dias, minha vida mudou depois daquele beijo gostoso e daquele olhar matador... Tudo era tão despretensioso, mas eu senti, por algum motivo, que nossa história começava ali. Ao longo dos dias, cada mensagem que trocávamos me faziam sentir como uma menina apaixonada, cada foto que eu recebia me tirava sorrisos e a cada encontro me dava um frio na barriga. Encontros esses que foram minuciosamente planejados. Afinal, um dos grandes desafios que enfrentamos é a distância. O ano de 2023 foi cheio de idas e vindas...Você vinha ou eu ia até você. Planejamos destinos diferentes e lugares que tínhamos vontade de conhecer. Quase tudo saiu como planejamos, e sinceramente, foi maravilhoso do jeito que aconteceu, mesmo com encontros rápidos, que era o que nosso estilo de vida permitiu. Claro que tivemos nossos momentos de estranhamento como casal, mas acho que serviu para nos conhecermos melhor e fazer com que nosso relacionamento ficasse ainda mais maduro. Afinal, todo nosso processo do conh...

Abalo

Abalo. Substantivo masculino que, segundo o dicionário, significa trepidação compulsiva, tremor, oscilação. Mas, para mim, ela ganhou um significado muito especial e ressignificou muitas coisas desde o dia 29 de junho, quando minha querida amiga Ju lançou seu livro com esse nome. A obra narra a jornada de um jovem haitiano, do terremoto de 2010 até o período pós-Covid no Brasil. O contexto do livro é, sem dúvida, um abalo profundo, não apenas para a vida do personagem Joslin, mas também para a própria Ju. Conhecendo a trajetória dela, sei que perder a Laura foi seu pior momento. Não consigo mensurar sua dor, mas sua vida está seguindo, dia após dia, entre abalos. Isso tudo me fez refletir e perceber o quanto essa palavra tem feito parte da minha vida ultimamente.  Em novembro de 2023, quase morri. Sobrevivi a um grande susto e pude contar com minha mãe, que naquela época, estava no auge da sua saúde, mesmo com o diagnóstico de câncer. Em fevereiro de 2024, a doença voltou com força...