Pode-se
dizer que a profissão de secretária é deveras antiga, mas vem sobrevivendo e
criando status diante das mudanças
organizacionais.
As
atividades secretariais no mundo existem desde a época dos “escribas”, que
tinham um papel voltado à organização de atividades e assessoria. Somente após
a II Guerra Mundial que veio a tona a necessidade da mão de obra feminina, que
fez com que a profissão de disseminasse entre os países.
No
Brasil, a atividade passou a ser reconhecida a partir da década de 50. E assim
foi ganhando mais importância e visibilidade. Na década de 60 foi criado o
Clube das Secretárias, que reivindicada melhores condições de trabalho. Nos
anos 70, o Clube das Secretárias passou a ser uma associação, denominada
Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, que tinha como objetivo reunir a
classe, visando à conscientização da profissão e o aprimoramento profissional.
Em 1976, foi criada a ABES (Associação Brasileira de Entidade de Secretárias),
na qual participavam muitas associações estaduais, inclusive a do Paraná. Em 77
foi instituído o Dia da Secretária, como dia 30 de setembro. Homenagem esta a
Lilian Scholles, filha de Charles Schollers, inventor da máquina de escrever.
Já em Setembro de 1983, foi aprovado o Código de Ética da profissão e em 85,
sancionada a Lei nº 7.377/85 que regulamenta a profissão de Secretário. Em
1996, a Lei 9261 altera a redação dos incisos I e II do art. 2, o “caput” do
art. 3, o inciso VI do art. 4 e o parágrafo único do art. 6 da Lei 7.377 de 30
de setembro de 1985.
Como
podemos perceber, a profissão de secretário ao longo dos anos foi conquistando
seu espaço, obteve maior visibilidade, conquistou direitos e consequentemente,
o profissional passou a ser mais valorizado em sua posição.
Datilografar,
servir cafezinho e atender telefone infelizmente se tornou um jargão da
profissão para quem não a conhecer na sua essência. Há décadas o profissional
deixou de realizar apenas tarefas operacionais na organização. Efetivamente, o
secretário assume inúmeras outras responsabilidades, o que levam a necessidade
de investir em qualificação e ocupar cargos de referências nas empresas.
O
secretário passa a atuar como gestor, tem autonomia em suas tarefas, é
extremamente multidisciplinar e dinâmico. O domínio de idiomas (inglês e
espanhol) já não é mais diferencial e sim pré-requisito profissional.
Pós-graduação, capacitações também são relevantes agregadas à formação, pois
contribuem para enriquecer o conhecimento técnico. Dominar informática, agendas
eletrônicas, manusear equipamentos como tablets
e smartphones se tornou
imprescindível para realização do trabalho, pois a informação se dissemina
muito rapidamente, bem como os meios de acesso a ela. Temos as redes sociais
que potencializaram no mercado de trabalho a abrangência de novos negócios, se
bem utilizada, bem como a promoção do Marketing Pessoal. Ainda, secretários
arriscam a serem consultores, atuando nas áreas de evento, assessoria
executiva, palestras. Como se pode ver, as funções de gestão secretarial são
imensas.
Os
cursos de formação em bacharéis e técnicos em Secretariado vêm alinhando sua
matriz curricular para formar profissionais atualizados, que atendam as
demandas do mercado. A profissão está estável, e vagas de emprego não faltam.
Diante
de tanta evolução, só podemos nos orgulhar da profissão que temos. Aos futuros
profissionais, um recado: não deixem de investir na sua carreira! Ame a profissão
que você escolheu e faça seu papel tentando alavancar ainda mais os projetos de
desenvolvimento da área no qual Sindicatos têm batalhado bravamente por maior
reconhecimento profissional.
Acredito
muito que o Secretariado ganhará mais espaço entre as outras profissões. Mas
para isso, cada profissional deve se conscientizar que o querer fazer acontecer
conta muito neste processo.
Tenho
feito o meu papel, como coordenadora do curso de secretariado e docente, além
de promover ações paralelas que potencializam a área.
E
você?
Juliana
Saito
Secretária Executiva SRTE/PR 1505,
Coordenadora
do Curso Técnico em Secretariado - TECPUC,
Docente e Gestora de Projetos
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