Pular para o conteúdo principal

O Menino da Janela


Aqui retorno com o primeiro post de 2010 contando um pouco sobre minhas últimas experiências que transitaram pelo ano velho e pelo ano novo.
Tive uma passagem de ano agradável com minha família, em Balneário Camboriú.
Foram dias de muita leitura e reflexões. Pouca conversa, por opção. Fazia algumas caminhadas diurnas e noturnas, apenas observando a dinâmica daquela cidade hiper lotada e barulhenta, porém cativante, onde grande parte das pessoas tinha como premissa número um a diversão (principalmente os jovens). As garotas exibiam ao máximo seus corpos sarados e os rapazes seus músculos definidos e a barriga de tanquinho. Outros optavam por desfilar com seus carros mega equipados tocando aquelas músicas sertanejas e outras baladas da moda, que eu particularmente dispenso.. Mas, gosto é gosto né! E eu respeito.
Já outros, preferiam observar o movimento e relaxar, sentindo a brisa à beira mar na face sentados em suas cadeiras de praia nas calçadas. Muitos casais estavam em lua de mel. Vários, principalmente à noite, assim como eu também tive que passar por isso algumas vezes, tinham que enfrentar filas de espera para conseguir uma mesa num restaurante para jantar. E assim, cada um estava buscando o que mais satisfazia suas expectativas e desejos dentro de uma cidade que fervia dia e noite.
Além das minhas caminhadas, gostava muito de sentar na sacada do apartamento em que estava hospedada. Era inevitável, mesmo lendo e tomando alguma bebida, não escutar a conversa das pessoas que passavam pela rua, as músicas que tocavam, o barulho dos carros e até das ondas quebrando no mar, que era o som que mais me agradava. Mesmo assim, tentava manter minha concentração e meus pensamentos aquietados diante de tanta agitação.
Nesses momentos na sacada, por vários dias presenciei um fato que me chamou muito a atenção. No prédio em frente ao meu, em um dos apartamentos do terceiro andar, havia um menino que passava grande parte do tempo na janela e olhava incansável e ansiosamente para todos os lados possíveis, muitas vezes inclinando o corpo para fora parecendo procurar alguma coisa. Talvez lá fosse o seu quarto. Outras vezes, ele espiava pela janela do banheiro. E assim, pelas contas que me lembro, foram incessantes quatro dias e noites seguidas que o menino da janela permanecia lá...
O que dizer da sua permanência lá na janela, com seu olhar ansioso e devorador, louco para poder sair daquele quadrado que o deixava fora de viver as sensações e experiências mundanas que Camboriú poderia lhe proporcionar e encontrar o que os seus olhos tanto procuravam? 
Talvez tivesse pais repressivos, talvez ainda não estivesse preparado para enfrentar o mundo lá fora, talvez fosse tímido demais, talvez não desejasse estar ali com a família. Várias poderiam ser as possibilidades.
Para mim, aquele menino queria ter podido voar pela janela e sentir um mundo que talvez ansiasse e não tivera oportunidade até então. Volto a repetir: a cidade era propicia a tudo! 
Quando saí de Balneário ontem, por volta das 20h30min, a janela estava fechada.
Sinceramente desejo que um dia, aquele menino da janela não desista do seu vôo a fim de sentir na pele o que significa a tal liberdade...

Comentários

Kênia disse…
Ei Jú. Quem sabe você anima e vem tirar uma fotinha aqui com a gente. Bjs
Ana Paula Dacota disse…
Linda crônica, Ju! Isso me leva a refletir sobre esse desejo de liberdade, de voar. Muitas vezes temos nossas asas e não nos permitimos usar...Tem pessoas nem sabem que tem asas! Assim como tem gente que sabe que tem e usa muito bem; e outras que usam até demais, extrapolam, voam aonde nem deveriam ir, pois quem pode reclamar de sair do inferno com as asas chamuscadas? Esse livre-arbitrio é simplesmente maravilhoso - e pelo o que pude perceber, você curtiu muito bem suas férias! Bjs!
Anônimo disse…
Nossa Juju pelo que você relatou conseguiu tirar aproveito de tudo o que se passava, não sabia que você era tão boa observadora assim rs, mas que legal e que engraçado esso menino da janela, o que será ele tanto olhava??? mtas possibilidades realmente mas deveria estar curioso para saber como era tudo aquilo gostei das suas observações, cidade mto agitada aquela srrsrs badalada msm beijoss e parabens pela postagem curti seus relatos desta viajem.

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Aniversário

Como é bom comemorar aniversário. Significa que a cada 365 dias da nossa data de nascimento, temos a oportunidade de renascer, amadurecer e renovar os nossos combinados, assim como acontece no Natal, que para os cristão, remete ao nascimento de Jesus.   Fazer aniversário é sim motivo de festa, pois comemoramos a nossa vida e tudo o que é inerente a ela,  sejam coisas boas ou nem tanto.  A vida não é só feita de alegrias e conquistas, mas sim de aprendizados, experiências, derrotas, frustrações, incertezas. A vida é cheia de desafios e escolhas. Cabe a cada um de nós, quando abrirmos as janelas pela manhã, reclamar de tudo ou agradecer.... Todos nós temos fardos pesados para carregar, dentre tantas alegrias, que muitas vezes, não são reconhecidas. Não só pelos 365 dias de cada ano, mas enquanto estamos vivos. Brindar a vida, é uma escolha individual e muito pessoal de cada um de nós. OU não... Esses aproximadamente 180 dias do ano de 2023 foram extremamente difíceis para mim. Eu e minha

A Felicidade Está em Amar o Próximo

Recebi este texto do meu amigo Lucas e resolvi compartilhar... Por mais que tenhamos só uma vida, uma só chance de ser quem somos, não se deixe inibir por uma sociedade medíocre. Viver a falsidade não é lucro, é vergonha. Alegre-se na alegria de quem é amado por você, pois só o amor do próximo para irmão é valido. Portanto amamo-nos mais se alegrando na alegria do outro, e não amando simplesmente com palavras... *..., , mas demonstrando o sentimento em atos verdadeiros. E no que diz respeito a nossa vida. Só resta uma frase: “A tua vida hoje é espelho dela mesma amanhã.”

Largando Vícios!

Hoje decidi largar o vício de fumar... Continuo contando com as boas energias para me ajudar a conter tanta vontade que tenho sentido! Nenhum cigarro hoje... Tudo isso por uma vida nova... Boa semana!